Empreender é planejar

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Minha trajetória de empresário deu início na fase de planejamento da minha empresa. Ou, me questiono, será que iniciou quando abrimos as portas e iniciamos as atividades e prestação de serviços? Acanhada, com apenas um funcionário e dois sócios, a empresa já nasceu em 2010 com clientes, cheia de esperanças e planos. Pois é, mas quais empresas não surgem assim, com tantos planos? Ou será que você não conhece o plano de sua empresa ou da qual trabalha?

A terceira semana de junho foi completamente diferente de todos os outros períodos de atividades empresariais e profissionais que desempenhei. Segui para o EMPRETEC, seminário do Programa Sebrae Mais, com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Programa é destinado a aumentar o potencial de gerir melhor seu empreendimento, sua empresa. Através de um processo intenso com atividades, discussões e compartilhamento de informações, tirei muito proveito para o futuro e para o presente. Até sugiro que você, caso também seja ou planeje ser um empreendedor, participe um dia. Mas o que o Empretec tem a ver com os planos da minha empresa, ou da sua? Para mim, tudo a ver.

Após a quebra de preconceito sobre as atividades do seminário, percebi que todo empresário e/ou empreendedor deve passar sempre por reciclagem, buscando um aprimoramento contínuo, pois às vezes, escutar a mesma coisa de forma diferente, deve lhe trazer sempre mais insights. 

Considero a Immobile Arquitetura e a Nova Sergipe empresas estruturadas e em pleno funcionamento, pois continuamos vencendo as barreiras da burocracia brasileira e do mercado impiedoso. Na oportunidade, as reflexões acerca da minha empresa promoveu um autoconhecimento mediante esta experiência de aprendizado.

Meu plano de abertura, desenvolvido para os cinco primeiros anos de vida da Immobile, foi decisivo em muitos momentos e escolhas, mas ao mesmo tempo, foi esquecido por muitas vezes. Este plano veio à tona agora, já que completamos seis anos de existência e já estava mais que na hora de voltar a planejar o futuro, de buscar evolução aos sonhos, anseios e desejos.

E ainda mais, aliando ao planejar às análises dos fatos que nos marcaram, do que aprendemos, erramos, acertamos, conquistamos e criamos de relacionamento. E o seu? O da sua empresa? Já parou para avaliar, desenvolver, revisar, alterar ou identificar alguma melhoria? Seja iniciante ou já consolidado, você empreendedor e/ou futuro empresário que nos lê, deve agora terminar nosso artigo e partir para avaliação dos seus planos, criar o compromisso com você mesmo, e começar a escrever, registrar tudo. Planejar é preciso, onde antes era apenas navegar.

O exercício de planejar está completamente relacionado ao mercado imobiliário, por isso escolhi este tema para dividir com você esta experiência tão necessária. Vá lá, comece seu negócio, planeje suas metas, avalie suas possibilidades. Enfim, parafraseando Nathan Monte, escritor que conheci a pouco, leve em consideração que “Não podemos voltar no tempo e começar tudo de novo, mas podemos planejar o futuro e mudar o final.”

Neuroarquitetura

  Nunca foi tão exposto o fato de que espaço físico influencia diretamente no comportamento, e nas emoções humanas. Nesses tempos de

O preço e o valor.

  Como de costume, até hoje, meu pai Expedito Souza, além de um bom piadista é um excelente contador de histórias. Uma

Já se cuidou hoje?

Em momento de crise sempre queremos escutar as melhores soluções, especialmente aquelas que resolverão nossas aflições, que darão fim a nossas angústias